Colunistas
Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias
Com a reforma tributária e a mudança forma de fiscalizar impostos há a necessidade de que as prefeituras brasileiras se modernizem. De acordo com o advogado David Luduvice e o consultor Artur Mattos, da FGV-SP, em uma entrevista ao JusPod, podcast do Bahia Notícias.
Foto: Divulgação
O Carnaval de Salvador é um dos maiores eventos populares do mundo e movimenta, anualmente, milhares de trabalhadores temporários: músicos, vendedores ambulantes, cordeiros, catadores de recicláveis e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente na festa. Embora muitas dessas atividades sejam exercidas de forma informal ou por curto período, elas possuem relevância jurídica, especialmente no que se refere à proteção previdenciária.
Foto: Google Street View
A relação entre Carnaval e moradia em Salvador é mais antiga do que parece. Antes mesmo da consolidação dos grandes circuitos da festa, o processo de verticalização já transformava a paisagem urbana e a forma como os moradores vivenciavam o período carnavalesco. Foi nesse contexto, entre as décadas de 1940 e 1950, que surgiram os primeiros condomínios da capital baiana, segundo o historiador Rafael Dantas, que participou do podcast CondComunica, exibido nesta quarta-feira (28).
Foto: Bahia Notícias
Com a proximidade do Carnaval, síndicos, administradores e moradores de condomínios localizados nos principais circuitos da festa em Salvador enfrentam um período de desafios logísticos e de convivência.
Foto: Bahia Notícias
O Carnaval, considerado a maior festa popular do mundo, transforma Salvador e impacta diretamente a rotina de quem vive nas áreas dos circuitos carnavalescos. Esse é o ponto de partida do episódio do podcast CondComunica, que vai ao ar nesta quarta-feira (28), com as participações do cineasta e roteirista Maurício Xavier, um dos criadores do filme Amor de Carnaval, e do historiador Rafael Dantas.
Foto: Reprodução / YouTube
O presidente da Corte eleitoral destacou que “se faz violência a mulher antes da eleição, durante a eleição e após a eleição”.
Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e desembargador do TJ-BA, Abelardo Paulo da Matta Neto, concedeu uma entrevista ao podcast JusPod do Bahia Notícias, na qual detalhou as estratégias da Justiça Eleitoral
O Brasil vive um momento de grandes mudanças na Previdência Social. A expectativa de vida dos brasileiros aumentou bastante, chegando a 76,6 anos segundo o IBGE, enquanto o sistema previdenciário enfrenta desafios cada vez maiores. Nesse contexto, surge uma nova geração de brasileiros que já entendem que planejar a aposentadoria não é mais uma opção, mas uma necessidade.
Foto: Bahia Notícias
As obras em condomínios exigem planejamento, conhecimento técnico e atenção às normas de segurança. Esse é o tema do novo episódio do CondComunica, podcast que discute soluções para qualificar decisões e evitar conflitos no dia a dia dos condomínios.
Foto: Divulgação
O reajuste anual do salário mínimo não se limita a um simples aumento nominal de renda para trabalhadores. Trata-se de um dos principais mecanismos de redistribuição de renda no Brasil, com efeitos diretos sobre milhões de beneficiários do INSS, sobre o equilíbrio financeiro da Previdência Social e sobre a própria dinâmica da economia nacional.
Apoio:
Artigos
Quem defende quem defende?
Foto: S. Kainuma/ Divulgação
Defensoras e defensores públicos estão diariamente na linha de frente da garantia de direitos. Atuam onde a desigualdade é mais profunda, lidam com conflitos complexos e dão voz a quem, muitas vezes, não é ouvido pelo Estado. Diante desse papel essencial à democracia, é inevitável fazer uma pergunta central: Quem defende quem defende?
Entrevistas
Procurador-chefe do MPT na Bahia reforça combate a fraudes trabalhistas e trabalho escravo, com foco em plataformas digitais e Carnaval
Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias
Em entrevista concedida ao Bahia Notícias, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Maurício Brito, detalhou as prioridades e os desafios da instituição para o seu segundo mandato à frente do órgão, eleito para o biênio 2025-2027.