Holofote
Colunistas
Gabi Lins lança música com Tonho Matéria e sample de Olodum
Companhia brasileira de teatro chega a Salvador com residência artística, seminário e apresentações abertas ao público
Últimas notícias
A dançarina, empresária e influenciadora Lore Improta foi anunciada como musa do Camarote Nº1 pelo terceiro ano consecutivo, na 35ª edição de um dos espaços mais tradicionais do Carnaval do Rio de Janeiro. Grávida do segundo filho, a baiana segue com presença confirmada na folia carioca e também desfila na Marquês de Sapucaí como musa da Unidos do Viradouro, na segunda-feira (16).
Aos seis meses de gestação, Lore vive uma fase especial da maternidade. Mãe de Liz, de 4 anos, ela concilia a intensidade do Carnaval com a expectativa pela chegada do novo bebê, fruto de seu relacionamento com o cantor Léo Santana. Em entrevista à Harper’s Bazaar Brasil, a dançarina falou sobre o papel da festa em sua trajetória e os novos significados que esse momento carrega.
“O Carnaval, além de todo simbolismo festivo, é parte da minha história e da minha identidade”, afirmou à publicação. Ela relembra que cresceu imersa nessa energia e que, ao longo dos anos, sua relação com a festa foi se transformando. “Representa alegria, cultura, trabalho e também reencontro com o público”, disse.
A preparação segue com atenção aos detalhes. Segundo Lore, os looks deste ano foram pensados para unir conforto, estética e narrativa. “Vou trazer figurinos pensados com carinho, conforto e significado, porque para mim o Carnaval também é isso: contar histórias através da moda e da arte”, explicou à Bazaar.
Durante a conversa, a baiana também destacou os aprendizados que leva da avenida para a vida. “O Carnaval me ensinou respeito ao coletivo e amor pela minha profissão”, contou. “Aprendi que nada acontece sozinho, que tudo é fruto de equipe, de dedicação e de entrega”, completou.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
Concentração do Pipoco 2026 reúne fãs a espera de Léo Santana
Por Eduarda Pinto / Laiane Apresentação
O público já inicia a concentração no circuito Orlando Tapajós, na Ondina, para curtir mais uma edição do Pipoco, comandado pelo cantor Léo Santana, nesta terça-feira (10).
Entre os foliões que se aproximam, em um movimento tranquilo, no Morro do Gato, está a Rose Carvalho, de 54 anos, que pretende curtir o Pipoco pela primeira vez.

Foto: Eduarda Pinto / Bahia Notícias
Em sua fase solteira, a costureira se diz “louca pelo Carnaval”, mas não teve oportunidade de ir antes. A foliona levou para sua companhia a boneca inflável Ana Célia.
Para Zamara, de 23 anos, também é a primeira vez no Pipoco. Acompanhada da filha, de 1 ano e três meses, e do companheiro, esse é o retorno a folia para curtir Leo Santana. “A gente é superfã”, compartilhou a jovem.
O saída do trio está prevista para às 18h. Chegaram ao trio, até o momento, a influenciadora e dançarina Lore Improta.
O humorista Marcelo Adnet representará o ex-presidente Jair Bolsonaro durante o desfile da Acadêmicos de Niterói, no Carnaval de Salvador, no próximo dia 15 de fevereiro, no Rio de Janeiro.
O artista estará em um carro alegórico que representará a tentativa de golpe de Estado no Brasil. O desfile homenageará à trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além de Adnet, o desfile contará com a presença de Lula, que acompanhará a apresentação de um camarote na Marquês de Sapucaí.
O Largo Terreiro de Jesus, em frente ao Cravinho, receberá um momento especial durante o Carnaval de Salvador. Será realizado um concurso de sósias do baiano Wagner Moura, com direito a prêmio.
O concurso acontecerá na sexta-feira de Carnaval, às 16h, e é organizado pelo portal Omelete em parceria com a Vitrine Filmes e o bar O Cravinho. Os prêmios para os três primeiros colocados não foram informados.
“Prepare a sua melhor imitação do homem mais MOLHUDO desse país e venha! Vai ter cravinho, vai ter prêmios surpresa para o top 3”, informa a publicação do portal, no Instagram.
O cantor Tiago Iorc utilizou suas redes sociais, na última segunda-feira (10), para atualizar os fãs sobre seu estado de saúde e o tratamento após sofrer uma crise de hérnia, no ano passado.
O artista revelou que “foi difícil, doloroso” e que seguiu um tratamento “com osteopatia, acupuntura e massoterapia”. “As dores já se foram, praticamente todas. Eu ainda tenho uma sequelinha, que é o pinçamento do nervo”, revelou.
O pinçamento está localizado no lado direito de seu braço, comprometendo o sistema motor em sua mão. “É demorado mesmo. Dizem que leva seis meses no total, já passaram três, quatro meses, então está quase bom”, contou.
Em outubro de 2025, o cantor foi internado às pressas para realizar um procedimento na coluna após sofrer uma crise de hérnia de disco na cervical. Segundo o cantor, a crise foi causada por diversos fatores como “a falta de fortalecimento e movimento” e “a má postura ao longo dos anos”.
O pré-Carnaval de Salvador segue nesta terça-feira (10), com o Pipoco de Léo Santana, no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), e no dia seguinte tem Habeas Copos, na mesma região da cidade. Para atender os foliões, os festejos terão uma operação especial de transporte, com veículos reguladores e alteração no itinerário das linhas que passam pelo circuito.
Para o Pipoco, serão disponibilizados 18 ônibus de frota reguladora, das 16h às 01h do dia seguinte. Os veículos ficarão à disposição da equipe de fiscalização na Estação da Lapa, e poderão ser utilizados para dar suporte à operação na chegada e na saída do público. Já na quarta-feira, dia do Habeas Copos, serão disponibilizados 25 reguladores, das 16h às 2h do dia seguinte.
Além do reforço da operação com frota reguladora, linhas de ônibus que passam pela Avenida Oceânica, no trecho do circuito, terão seus itinerários modificados. As linhas provenientes do Rio Vermelho com destino à Barra, deverão acessar a Avenida Milton Santos, Avenida Anita Garibaldi, retorno Hospital Jorge Valente, Praça Lord Cochrane, Avenida Vasco da Gama, retorno posto Menor Preço, Praça Doutor João Mangabeira, Avenida Centenário, retorno no Shopping Barra, de onde retomam seu itinerário normal.
Já as linhas de Ondina com destino à Barra, deverão acessar a Avenida Milton Santos, Avenida Anita Garibaldi, retorno Hospital Jorge Valente, Praça Lord Cochrane, Avenida Vasco da Gama, retorno posto Menor Preço, Praça Doutor João Mangabeira, Avenida Centenário, retorno no Shopping Barra, alça do Viaduto dos Rei Católicos, Avenida Reitor Miguel Calmon, Alça do Viaduto da Gabriela, Avenida Princesa Leopoldina, Avenida Princesa Isabel, retorno da Rua Barão de Sergy com a Avenida Sete de Setembro, Avenida Princesa Isabel, Avenida Princesa Leopoldina, retomando seu itinerário normal.
As linhas que passam pela Avenida Centenário com destino à orla da Barra, passarão a utilizar o retorno no Shopping Barra, Avenida Centenário, alça do Viaduto dos Rei Católicos, Avenida Reitor Miguel Calmon, alça do Viaduto da Gabriela, Avenida Princesa Leopoldina, Avenida Princesa Isabel, retorno da Rua Barão de Sergy com a Avenida Sete de Setembro, Avenida Princesa Isabel, Avenida Princesa Leopoldina, Viaduto da Gabriela, Avenida Reitor Miguel Calmon, Avenida Centenário, retomando seu itinerário normal.
As linhas que passam pela Avenida Centenário com destino à Ladeira da Barra e Campo Grande, deverão utilizar o retorno no Shopping Barra, Avenida Centenário, Alça do Viaduto dos Rei Católicos, Avenida Reitor Miguel Calmon, Alça do Viaduto da Gabriela, Avenida Princesa Leopoldina, Viaduto da Gabriela, Avenida Reitor Miguel Calmon, Avenida Centenário, retomando seu itinerário normal.
As linhas provenientes do Campo Grande com destino à Orla, irão acessar Avenida Reitor Miguel Calmon, Avenida Centenário, retorno no Shopping Barra, Praça dos Reis Católico, Avenida Reitor Miguel Calmon, Anita Garibaldi, Avenida Milton Santos, e retomar seu itinerário normal.
A linha 0138 – Lapa x Garibaldi/Ondina fará o seguinte itinerário: Avenida Milton Santos, Avenida Oceânica, Rua Eurycles de Mattos, mergulho da Avenida Anita Garibaldi, Anita Garibaldi, Praça Lord Cochrane, Avenida Vasco da Gama, retorno posto Menor Preço, Avenida Vasco da Gama, Avenida Vale do Tororó, Estação da Lapa.
“Sou muito fã de Caetano Veloso”: Rosalía cita artista baiano em entrevista à Vogue
Por Maurício Reis
A cantora Rosalía, vencedora de dois Grammys americanos e 11 Grammys Latinos, revelou ser muito fã do cantor baiano Caetano Veloso. A declaração foi feita nesta terça-feira (10), durante uma entrevista para a edição da Primavera de 2026 da revista Vogue.
“Eu amo o Brasil. Acho muito inspirador. Adoro estar na praia lá. Adoro a música. Sou muito fã de Caetano Veloso e Elis Regina”, afirmou a artista durante a conversa.
A entrevista foi realizada em Los Angeles por Abby Aguirre, onde ela falou sobre a carreira e projetos futuros. Rosalía já havia visitado o Brasil recentemente. Além de passar o último Ano Novo no Rio de Janeiro, em novembro de 2025 ela realizou uma audição de seu lançamento mais recente, o álbum “Lux”, no Cristo Redentor.
Comprovando ser fã de um dos nomes mais influentes da música brasileira, a estrela mundial levou para casa o disco “Circulado” (1991), de Caetano Veloso, durante um passeio pelo centro da cidade. A informação foi divulgada pelo jornalista musical Pietro Reis, que informou a aquisição de, ao todo, cinco discos de artistas baianos por Rosalía, entre eles produções de Maria Bethânia e Gilberto Gil.
Além dos discos de artistas baianos, ela também adquiriu títulos de Elis Regina e Sérgio Mendes.
Confira a lista completa dos discos comprados por Rosalía no Brasil:
…Em Pleno Verão (1970), de Elis Regina
Circulado (1991), de Caetano Veloso
Bicho (1977), de Caetano Veloso
Caetano Bethânia Gil nº 2 (1973), de Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil
Stillness (1970), de Sérgio Mendes
Caetano Veloso (1986), de Caetano Veloso
Caetano e Chico – Juntos e ao Vivo (1972), de Caetano Veloso e Chico Buarque
Elis, Como E Porque (1969), de Elis Regina
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
O julgamento do pedido de habeas corpus da defesa do influenciador Hytalo Santos e do marido dele, Israel Nata Vicente, presos de forma preventiva desde agosto por suspeita de aliciamento de menores, foi suspenso na manhã de hoje após pedido de vista de um desembargador.
Pedido de vista foi feito pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida, da Câmara Criminal do TJPB, após relator do caso se posicionar a favor da libertação do casal. O desembargador João Benedito julgou que a prisão preventiva do casal, que dura seis meses, deveria ser substituída por medidas cautelares, mas o julgamento do habeas corpus não seguiu adiante.
Se as medidas propostas pelo desembargador fossem aceitas, casal precisaria usar tornozeleira eletrônica e estaria proibido de deixar a região de João Pessoa e Bayeux. Hytalo e o marido também ficariam proibidos de usar redes sociais e deveriam seguir sem manter contato com os adolescentes e familiares investigados no caso.
A defesa alegou que há "constrangimento legal" na prisão preventiva dos dois pela demora no julgamento. No pedido fe soltura protocolado pela Justiça, os advogados de Hytalo alegaram que ambos são réus primários, com residência fixa.
O UOL buscou o advogado de Hytalo para saber se a defesa vai se manifestar sobre o assunto. O espaço segue aberto para manifestação.
Hytalo foi preso com o marido, Israel Nata Vicente, em 15 de agosto de 2025. A Polícia Civil localizou os dois em uma casa alugada em Carapicuíba (SP). Na operação, oito pessoas estavam na casa, mas nenhum menor de idade foi encontrado. Foram apreendidos oito celulares e um carro.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos inicialmente na residência do casal em João Pessoa, na Paraíba. Ele não foi encontrado no local e, após a apreensão de equipamentos, o juiz pediu prisão preventiva por risco de obstrução da investigação.
Defesa classificou a prisão como uma "medida extrema" e informou que tomaria as medidas judiciais cabíveis para garantir os direitos de seu cliente. Em audiência de custódia, o influenciador declarou à Justiça não entender o motivo da prisão, afirmando estar confuso com as acusações.
Para o MP-PB, Hytalo e Euro aliciaram crianças de famílias com condições sociais desfavoráveis em Cajazeiras (PB). Eles abrigaram as crianças e adolescentes na casa deles em João Pessoa comprando o consentimento dos pais das vítimas, pessoas vulneráveis e de baixa instrução.
Hytalo e Euro teriam cometido "múltiplas formas de exploração sexual" contra crianças e adolescentes. O MP destaca ainda que as "crias", como eram chamados os jovens adotados por Hytalo, eram exibidas "seminuas, com trajes sumários e provocativos". Para o órgão, as vítimas faziam alusão explícita a práticas sexuais e depreciativas à figura da mulher.
As crianças e adolescentes frequentavam "ambientes moralmente tóxicos" e eram submetidas a procedimentos estéticos. Ainda segundo a denúncia, as crianças e adolescentes "eram ostentadas como troféus e oferecidas como prêmio" em redutos do crime organizado, em troca de favores e parcerias comerciais.
Testemunhas também relataram que as "crias" eram submetidas a cárcere privado e regime de trabalho análogo a escravidão. Entre as pessoas ouvidas estão ex-assessores e ex-seguranças que afirmaram que as vítimas eram isoladas do convívio familiar, tinham celulares e meios de comunicação confiscados, eram submetidas a um rígido controle de rotina e a uma agenda exaustiva de gravações sem remuneração.
Elas também eram submetidas a procedimentos estéticos e coagidas psicologicamente, segundo o MP. O órgão ressaltou que os adolescentes também não tinham gerência sobre suas identidades de gênero e orientações sexuais.
O MPT-PB pede um pagamento de indenização por dano moral coletivo de R$ 12 milhões. O MP também pede a reparação de indenizações individuais de R$ 2 milhões a R$ 5 milhões às vítimas, além da concessão de medidas adequadas de proteção e assistência às vítimas, como acompanhamento médico, psicológico e social. Para as vítimas menores de idade, a indenização deve ser depositada em uma poupança que só poderá ser acessada após o beneficiário completar 18 anos, exceto em caso de "necessidades inadiáveis".
O Ministério Público também responsabilizou, na denúncia, os pais e responsáveis das crianças e adolescentes. Ele considerou que os genitores entregaram os filhos a terceiros em troca de vantagens materiais, permitiram que se mudassem para uma casa a centenas de quilômetros da família, deixando de supervisionar a educação, a saúde e vida escolar.
O caso tramita em segredo de Justiça. Segundo o Ministério Público, isso resguarda informações sensíveis "para que não haja indevida publicação das repugnantes situações de violência a crianças e adolescentes descritas nos autos, evitando-se a revitimização."
Em grande estilo: Diggo 'estreia' como intérprete no Carnaval de Salvador com hit ao lado de Léo Santana
Por Bianca Andrade
Aos 45 do segundo tempo, o cantor e compositor Diggo conseguiu um "milagre de Carnaval", furar a bolha com uma faixa que vem para bater de frente com as favoritas ao título de 'Música do Carnaval'.
A disputa não é uma novidade para o artista. Compositor de sucessos, com mais de 200 obras registradas no Ecad, Diggo já conquistou o título através do Parangolé com 'Abaixa Que É Tiro' em 2019. Mas em carreira solo, sendo o intérprete do sucesso, esta é a primeira vez que o artista vem forte para a briga, e a estreia tem sido em grande estilo.
Com papéis invertidos, desta vez, Diggo deixa a caneta de lado para dar voz ao sucesso de Nego Thor, Heron Black e Kaleo Europa em 'Hipnotiza'. Esse é o nome do hit que vem ganhando as redes sociais nos últimos dias, se tornando sensação no Instagram. Ao Bahia Notícias, o artista falou sobre como vem sendo viver do outro lado da história.
"Tá sendo estranho (risos), não vou mentir. É algo novo, nunca vivi isso no lado como artista, como intérprete. Eu tô naquela vibe de 'não tô entendendo ainda o que tá acontecendo', mas estou muito feliz", disse.
A canção é uma "velha conhecida" do público que já acompanha a carreira de Diggo. O artista, que integrou o grupo Demorô, chegou a apresentar a faixa em 2018 e ao site afirmou que sempre acreditou no potencial da canção. 'Hipnotiza' foi gravada no PagoDiggo e ganhou uma nova versão com Léo Santana e clipe gravado na Saúde, em Salvador.
"Ela sempre deu certo, desde a época da minha antiga banda. Ela sempre funcionou e eu falei com Léo, 'pô, vamo participar comigo', mas ele disse que não dava no momento pela correria de agenda. Eu decidi lançar e quando tivesse um tempo gravaria com ele", relata.
Segundo Diggo, Léo se impressionou com a força da canção e decidiu arranjar um tempo para conseguir fazer o novo registro. "Ele disse 'Véi, que música é essa, vou dar um jeito e vamos gravar'. Eu estava muito feliz, porque já tinha essa oportunidade de ter Léo na música e deu certo".
A parceria com Léo Santana, que foi lançada no dia 28 de janeiro no Spotify e YouTube, rendeu a Diggo mais de 1 milhão de streams na plataforma de música e 1,8 milhão de views no YouTube. A canção também aparece entre as virais das redes sociais, e Diggo conquistou críticos ao redor do país, que vem elogiando o desempenho da faixa.
O artista, que em 2026 pretende responder ainda mais pelo nome Diggo como cantor, afirmou que o pós Carnaval será de estruturar a carreira. A composição ficará em segundo plano, ao menos nesse período de foco na carreira como intérprete.
"Vai ser um momento de estruturar mais ainda e tentar sair de Salvador, ir em Sergipe, ficar um pouco no Nordeste, dar uma passada no Sul, já fechamos Florianópolis, Porto Alegre, e queremos levar a nossa música para outro lugar", afirmou.
Enquanto ainda é folia, dá para sonhar em ver Diggo na avenida. O artista desfila nesta terça-feira (10) com Léo Santana no Pipoco, será atração na Torre Beats no domingo (15), além de se apresentar em camarotes do circuito.
Guia do Carnaval: Saiba o que é permitido e proibido na entrada dos circuitos oficiais de Salvador
Por Thiago Tolentino
À medida que a maior festa de rua do planeta se aproxima, foliões de todas as idades se preparam para os circuitos oficiais do Carnaval de Salvador: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Pelourinho). Para curtir a folia com tranquilidade, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), reforça as orientações sobre o que pode ou não ser levado para as ruas, além das medidas de fiscalização que estarão em vigor.
Durante a festa, a SSP-BA opera um esquema especial com portais de abordagem equipados com detectores de metais. Nesses pontos, bolsas, mochilas e objetos pessoais passam por inspeção rigorosa. O objetivo é impedir a entrada de itens que representem risco à integridade física do público.
De acordo com balanços oficiais, milhares de objetos proibidos são apreendidos anualmente. De acordo com o secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, apenas no pré-carnaval foram mais de 500 itens proibidos apreendidos nos portais. A recomendação principal é priorizar o essencial e evitar volumes desnecessários, facilitando a fluidez nos pontos de controle.
O QUE É PERMITIDO LEVAR
Para garantir uma passagem rápida pelos portais, dê preferência a:
- Documento oficial de identificação (RG, CNH ou equivalente digital);
- Celular (recomenda-se o uso de capas protetoras ou doleiras);
- Dinheiro em espécie e cartões (em quantidades moderadas);
- Abadás, ingressos ou credenciais de camarotes e blocos;
- Itens de uso pessoal: protetor solar, lenços e protetor labial;
- Água em garrafas plásticas pequenas (transparentes);
- Capa de chuva descartável.
O QUE É PROIBIDO LEVAR
A entrada nos circuitos é vetada para qualquer objeto que possa ser utilizado como arma ou causar ferimentos. Confira as principais restrições:
Objetos cortantes ou perfurantes
- Facas, canivetes, lâminas, estiletes e tesouras;
- Espetos de madeira ou metal e qualquer objeto pontiagudo.
Ferramentas e objetos rígidos
- Chaves de fenda, chaves de boca, alicates e martelos;
- Peças metálicas ou hastes rígidas que possam causar lesões.
Materiais perigosos e recipientes
- Garrafas, copos ou recipientes de vidro (proibição absoluta);
- Algemas ou objetos que as simulem;
- Serpentinas metálicas: proibidas por lei estadual devido ao alto risco de curto-circuito e acidentes na rede elétrica.
Itens de grande volume ou tecnologia restrita
- Guarda-chuvas com ponta ou estrutura metálica exposta;
- Caixas de som, coolers grandes, tripés, drones ou câmeras profissionais (sem a devida credencial de imprensa).
Além das proibições, a SSP-BA orienta que o folião evite mochilas volumosas, que dificultam a circulação na multidão e tornam a abordagem nos portais mais demorada. O uso de pochetes ou "doleiras" discretas, usadas por dentro da roupa, continua sendo a estratégia mais segura para transportar celulares e documentos.
Este guia, elaborado pela reportagem do Bahia Notícias com base em informações oficiais, visa garantir que sua única preocupação durante os dias de folia seja seguir o trio elétrico. O Carnaval de Salvador tem início marcado para esta quinta-feira (12) com os circuitos oficiais em atividade e desfiles de trios elétricos nos principais circuitos da cidade. A programação segue até a Quarta-feira de Cinzas, no dia 18 de fevereiro.