Municípios
Entrevistas
“Não trato de 2026 e não tive mais contato com ACM Neto”, diz prefeito de Luís Eduardo Magalhães
Últimas notícias
A Polícia Civil da Bahia prendeu 14 investigados durante a Operação Martelo, no curso de uma investigação contra uma organização criminosa com atuação interestadual. Ao todo, foram cumpridas, nesta terça-feira (10), 28 ordens judiciais, sendo 14 de prisão e 14 de busca e apreensão. Como parte das medidas judiciais, foi determinado o bloqueio de aproximadamente R$ 270 milhões em ativos financeiros ligados aos investigados, medida voltada à asfixia financeira da organização criminosa.
As ações foram simultaneamente nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Laje, São Miguel das Matas, Morro de São Paulo e Feira de Santana, além de diligências nos estados de Alagoas, Paraná e Sergipe, e no sistema prisional.
Entre os alvos capturados, quatro prisões ocorreram em Santo Antônio de Jesus, duas em Valença, sendo um casal, duas no estado de Sergipe e uma em Alagoas, além do cumprimento de cinco mandados de prisão contra investigados já custodiados no sistema penitenciário. Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos celulares, porções de drogas, veículos, documentos, dinheiro em espécie, máquinas de cartões de crédito, notebooks e uma maleta contendo dinheiro falso.
A operação contou com a atuação integrada de equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus), Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Leste), Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD) e Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), mobilizando policiais civis nas ações coordenadas.
As investigações continuam, com novos desdobramentos previstos, e todo o material apreendido será submetido a perícia técnica e análises especializadas, com o objetivo de aprofundar as apurações, produzir provas periciais e identificar possíveis outros envolvidos.
Um homem de 28 anos acusado de violar uma medida protetiva de urgência foi preso pela polícia civil na última segunda-feira (9), ainda na zona rural de Itapetinga, no sudoeste baiano. A ação visou interromper um ciclo de violência que envolvia controle psicológico e patrimonial contra uma mulher de 26 anos.
O suspeito foi localizado em um estabelecimento industrial às margens da rodovia BA-263. A prisão ocorreu após investigações confirmarem que, apesar da ordem judicial de afastamento expedida em setembro de 2025, o agressor continuava convivendo sob o mesmo teto que a vítima, desrespeitando frontalmente a decisão da Justiça.
Segundo a Polícia, o homem se aproveitava da vulnerabilidade da vítima para impor mecanismos de controle como manipulação e coerção constante e abuso patrimonial, na interferência direta nos recursos e bens da mulher para mantê-la dependente.
A prisão foi efetuada para garantir a integridade da vítima, que já estava sob proteção legal teórica. O suspeito foi conduzido à unidade policial, onde foram adotadas as medidas cabíveis, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.
Polícia apreende telefones e drogas com lideranças criminosas em presídio de Teixeira de Freitas
Por Redação
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia e a Polícia Penal, divulgada ainda nesta terça-feira (10), resultou na apreensão de telemóveis, drogas e documentos em três celas do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia.
Os alvos da ação ocorrida desde a última sexta-feira (6) são lideranças criminosas acusadas de ordenar homicídios e gerir o tráfico de drogas a partir do interior da unidade prisional. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, as autoridades localizaram:
-
Três aparelhos telemóveis (enviados para perícia técnica);
-
Porções de maconha e dois "dichavadores" (moedores);
-
Anotações manuscritas com a contabilidade do tráfico de drogas;
-
Quantias em dinheiro.
As investigações da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) revelam que os detentos atuavam como mandantes de crimes violentos motivados por disputas territoriais. O acesso ilegal aos telemóveis permitia que a comunicação com grupos externos permanecesse ativa, influenciando a criminalidade na região Sul do estado.
Após a operação, a Justiça determinou a transferência imediata dos três custodiados envolvidos para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Eles serão encaminhados para uma unidade de segurança máxima, onde o isolamento é mais rigoroso, visando interromper definitivamente a cadeia de comando das organizações criminosas.
Os dados extraídos dos aparelhos apreendidos serão utilizados para identificar outros membros do grupo que operam fora do sistema prisional.
Um homem, de 26 anos, morreu após ser atingido a tiros na tarde desta segunda-feira (9) em Cansanção, na região sisaleira. A vítima, identificada como José Lucas Santos Pinto, agredia a mãe no momento em que o irmão, que não teve o nome informado, atirou.
Segundo o Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, o fato ocorreu na rua Domingos França, no bairro Lage da Tapera. Após os disparos, o homem não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Equipes da Polícia Militar estiveram na casa e isolaram a área. Cápsulas de calibre .38 foram encontradas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e a remoção do corpo. Este foi o segundo homicídio em Cansanção em menos de 24 horas.
Na noite do último domingo (8), um homem foi encontrado morto em uma estrada vicinal, ao lado de uma motocicleta roubada horas antes.
Uma operação da Polícia Civil desarticulou, na manhã desta terça-feira (10), um esquema de fabricação e manutenção ilegal de armamentos que funcionava sob a fachada de uma serralheria no bairro da Usina, em Cândido Sales, no sudoeste da Bahia. A Operação Brachium resultou também na prisão de um homem de 45 anos e na apreensão de um arsenal avaliado em mais de R$ 300 mil.
No local, investigadores da Delegacia Territorial e do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste) apreenderam:
-
13 armas de fogo (7 espingardas, 3 revólveres e 3 pistolas);
-
6 armas de pressão;
-
Milhares de munições de diversos calibres e acessórios;
-
Maquinário de serralheria adaptado para a atividade ilícita e câmeras de monitoramento.
As investigações, realizadas em parceria com a Polícia Federal, revelaram que o imóvel era utilizado por organizações criminosas da região para o conserto e adaptação de armas. O suspeito, que trabalhava formalmente como serralheiro e professor de artes marciais, atuava ilegalmente como armeiro para o crime organizado.
Confira em vídeo:
Segundo o delegado Thiago Michel, a ação representa um golpe significativo na infraestrutura dos grupos criminosos locais. "Retiramos de circulação materiais que seriam usados em ações violentas, enfraquecendo a capacidade logística dessas facções", destacou a autoridade.
O material apreendido foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). O suspeito foi autuado em flagrante por fabricação e manutenção ilegal de arma de fogo e permanece à disposição da Justiça.
Celulares e drogas foram encontrados em três celas que abrigam lideranças de um grupo criminoso no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, na sexta-feira (6). Durante a ação, foram apreendidos três celulares, porções de maconha, anotações relacionadas ao tráfico de drogas, uma quantia em dinheiro e dois dichavadores.
As investigações indicam que os custodiados têm atuação direta como mandantes de homicídios e outros crimes contra a vida, inclusive em disputas territoriais relacionadas ao controle do tráfico de entorpecentes com outras organizações criminosas atuantes naquela região.
Policiais da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sul) e da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Teixeira de Freitas) realizaram a ação juntamente com a Polícia Penal, que participou tanto com informações de inteligência quanto na operação tática nas dependências internas do conjunto penal.
Os aparelhos celulares passarão agora por perícia, a fim de coletar mais provas da participação dos investigados em crimes ocorridos dentro e fora do sistema prisional. Os três custodiados foram colocados em Regime Disciplinar Diferenciado.
Codevasf detalha ações e garante nova licitação para obra abandonada em Baianópolis alvo da MPF
Por Aline Gama
Em resposta a investigação do Ministério Público Federal (MPF) sobre a paralisação de uma obra pública em Baianópolis, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) enviou um esclarecimento ao Bahia Notícias, detalhando as medidas tomadas contra a empresa responsável e anunciando passos para concluir o equipamento.
O MPF instaurou inquérito civil para apurar possíveis responsabilidades pela não conclusão do pátio multiuso na comunidade Cocal, zona rural do município, obra financiada com recursos de uma emenda parlamentar do deputado federal Arthur Oliveira Maia.
A Codevasf informou que a licitação para a obra foi realizada em 2021, mas a empresa vencedora, identificada nos autos do MPF como Tencol Engenharia Ltda., abandonou os serviços ainda nos estágios iniciais. Diante disso, a Companhia afirma ter aplicado sanções contratuais, incluindo multa por inexecução e suspensão dos direitos da empresa de licitar com a autarquia por um ano, além de promover a rescisão unilateral do contrato. Como a empreiteira não quitou a multa, a Codevasf moveu uma ação judicial para cobrá-la, processo que tramita na Vara Federal de Bom Jesus da Lapa.
A Codevasf ressaltou que, apesar do ocorrido, mantém o interesse na conclusão do pátio multiuso e está adotando medidas para contratar os serviços restantes. Conforme o comunicado, a publicação do edital para uma nova licitação já está prevista para o mês de março. A Companhia declarou atuar com rigor em relação ao abandono da obra e com compromisso para assegurar a entrega do equipamento à comunidade de Cocal.
Veja nota na íntegra:
Em atenção à notícia de que o Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar possíveis responsabilidades relacionadas à paralisação da obra de um pátio de múltiplos usos na comunidade Cocal, em Baianópolis (BA), informamos:
1. A Codevasf realizou a licitação para implantação do pátio multiuso no ano de 2021. A empresa selecionada para os serviços abandonou a obra ainda em seus estágios iniciais. Em razão disso, a Codevasf aplicou sanções a essa empresa: multa por inexecução contratual e suspensão dos direitos de participar de licitações e de firmar contratos com a Companhia por um ano. A Codevasf também promoveu a rescisão unilateral do contrato.
2. A empresa sancionada não efetuou o pagamento da multa, o que motivou a Codevasf a cobrá-la por meio de processo judicial. Esse processo corre na Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Bom Jesus da Lapa (BA), sob o número 1006605-49.2025.4.01.3315.
3. Não obstante essas ações, a Codevasf mantém interesse na conclusão do pátio multiuso e tem adotado medidas para contratar os serviços remanescentes. A publicação do edital de uma nova licitação está prevista para o mês de março. A Companhia tem atuado com rigor em relação ao abandono da obra e com compromisso para assegurar a entrega do equipamento público à comunidade Cocal.
Um homem, de 31 anos, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (9), próximo ao Mercado do Produtor, em frente ao Terminal Rodoviário, em Jacobina, no Piemonte da Diamantina. A vítima foi identificada como Wallace Oliveira do Nascimento.
Segundo o site Augusto Urgente, parceiro do Bahia Notícias, informações preliminares relatam que dois suspeitos chegaram ao local em uma motocicleta e efetuaram pelo menos cinco disparos contra o homem. Wallace não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local, antes da chegada do socorro.
Equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), da Guarda Municipal e da Polícia Militar estiveram na área, prestando apoio ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). Após a perícia, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.
Ainda segundo informações, Wallace trabalhava como carroceiro na feira da cidade. Até o momento, não há informações sobre a autoria nem sobre a motivação do crime. O caso deve ser investigado pela 16ª Coorpin.
Cachorro morre e outro fica em estado grave após serem baleados em zona rural de Serrinha
Por Redação
Um cachorro morreu e outro ficou ferido após serem vítimas de maus-tratos com disparos de espingarda em Serrinha, na região sisaleira. O caso foi descoberto no último sábado (7), após uma denúncia anônima indicar que animais estavam sendo alvo de tiros na localidade.
De acordo com a prefeitura, a ocorrência mobilizou a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a equipe do Centro de Apoio aos Animais (Caat) e a ONG Patas de Amor Serrinha, responsável por receber a denúncia.
Ao chegarem ao local, situado na região do Tabuleiro da Bela Vista, zona rural do município, as equipes encontraram um dos cães sem vida e outro em estado grave. O animal sobrevivente foi resgatado e levado com urgência para uma clínica veterinária particular. Exames de raio-x apontaram que a cadela foi atingida por 43 chumbinhos, tipo de munição usada em espingardas, espalhados pelo corpo e próximos a órgãos vitais.
Apesar da gravidade, a cadela não corre risco de morte e segue sob tratamento veterinário especializado, atualmente sob tutela da ONG.
A protetora Jarnelle Brito alertou para a gravidade do ataque. “Se tivesse atingido algum órgão vital, teria matado mais um animal inocente”, afirmou.
Em nota, a prefeitura de Serrinha repudiou o crime de maus-tratos contra animais e informou que a cadela será castrada pelo Caat e, após a recuperação, ficará disponível para adoção responsável. A Secretaria de Meio Ambiente do município informou que a autoria do crime ainda é desconhecida e pediu o apoio da população para denunciar casos semelhantes. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (75) 99256-6768.
A ONG Patas de Amor Serrinha informou que pretende registrar boletim de ocorrência a partir desta terça-feira (10).
Após fraude reconhecida, TRE-BA reconta votos e proclama novos vereadores em Lauro de Freitas
Por Redação
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) homologou, na manhã desta terça-feira (10), o resultado da retotalização dos votos das Eleições Municipais de 2024 no município de Lauro de Freitas.
A cerimônia, presidida pelo juiz Joanísio de Matos Dantas Júnior, da 180ª Zona Eleitoral, ocorreu no Cartório Eleitoral da cidade e reconfigurou a composição da Câmara de Vereadores, após decisão judicial que cassou os diplomas de três candidatos eleitos.
A medida foi determinada pelo cumprimento imediato de acórdão proferido na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), reconhecendo a ocorrência de fraude eleitoral decorrente das candidaturas de Elisabete Paes Alves Andrade (PSD) e Maria da Glória Alves de Oliveira (PSB). Com a decisão, foram cassados os diplomas dos vereadores eleitos Marcelo Estevão da Silva Leite, Joélio Araújo de França e Augusto César Cruz dos Santos, filiados ao PSD e ao PSB.
O reprocessamento dos votos resultou na eleição de três novos vereadores: Felipe Manassés (PP), Flor (Avante) e Rodrigo Criollo (MDB). Eles assumirão as vagas deixadas pelos cassados.