Saúde
Colunistas
Vida em Equilíbrio debate alimentação com Consciência com Dr. Cesar Barreto
Vida em Equilíbro: Clarice Val explica o que são Registros Akáshicos e como eles atuam
"Essas faculdades têm que ser fechadas", diz presidente do Cremeb sobre resultados do Enamed
Últimas notícias
Ídolo do United, Rio Ferdinand revela dificuldades físicas graves após deixar os gramados; entenda
Por Redação
A glória nos gramados da Premier League deixou marcas profundas que as câmeras de televisão não mostram. Rio Ferdinand, lendário ex-zagueiro do Manchester United e da Seleção Inglesa, abriu o jogo sobre a dura realidade que enfrenta aos 47 anos. O ex-atleta revelou que o desgaste de quase duas décadas no futebol de elite resultou em dores lombares tão severas que, em episódios críticos, o deixam impossibilitado de caminhar.
Aposentado em 2015, Ferdinand descreveu que foi dependente de medicamentos durante o auge de sua carreira para suportar o calendário exaustivo do futebol europeu.
"Tenho problemas de costas há muito tempo. Durante seis anos joguei à base de comprimidos e injeções — disse Ferdinand em entrevista à Men's Health UK, nesta semana.
"Há momentos em que a dor é tão forte que tenho de ir ao hospital e usar cadeira de rodas. Surge do nada", acrescentou.
Com quase 600 partidas no currículo por clubes como West Ham, Leeds United e Queens Park Rangers, além de sua histórica passagem por Old Trafford, o ex-defensor admite que negligenciou os sinais de alerta do próprio corpo. A transição para uma vida mais saudável só aconteceu recentemente, após sua mudança para Dubai com a esposa, Kate.
Hoje, o foco de Ferdinand mudou da performance para a longevidade. O ex-atleta busca compensar anos de tratamento reativo por uma estratégia de cuidado contínuo: "Estou trabalhando com um fisioterapeuta pela primeira vez desde que me aposentei. Há uma abordagem holística agora, com troca constante de informações com meu treinador", explicou o ídolo inglês.
O impacto das lesões ficou evidente no crepúsculo de sua trajetória nos gramados. Em 2024, Ferdinand já havia expressado publicamente o arrependimento por não ter pendurado as chuteiras enquanto ainda defendia o Manchester United.
Sua última temporada profissional, vestindo a camisa do Queens Park Rangers, foi um reflexo fiel do desgaste físico: ele disputou apenas 11 partidas na Premier League, sofrendo com a falta de ritmo e limitações motoras, em um ano que culminou no rebaixamento da equipe londrina.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nesta segunda-feira (9) um alerta sobre os riscos do uso indevido de canetas emagrecedoras, medicamentos agonistas do receptor GLP?1. O grupo inclui a dulaglutida, a liraglutida, a semaglutida e a tirzepatida.
Em nota, a Anvisa destacou que, embora o risco conste das bulas dos medicamentos aprovados no Brasil, as notificações têm aumentado tanto no cenário internacional como no cenário nacional, o que exige reforço das orientações de segurança.
“Conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras, esses medicamentos devem ser utilizados exclusivamente conforme as indicações aprovadas em bula e sob prescrição e acompanhamento de profissional habilitado”, destacou a agência.
O monitoramento médico, segundo a Anvisa, é motivado pelo risco de eventos adversos graves, incluindo pancreatite aguda, que podem incluir formas necrotizantes e fatais.
“Apesar do alerta, não houve mudança na relação de risco e eficácia dessas substâncias. Ou seja, os benefícios terapêuticos ainda superam os efeitos adversos, de acordo com as indicações e modos de uso aprovados e constantes da bula”, completou a agência.
O comunicado cita que, no início do mês, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido emitiu alerta para o risco, ainda que pequeno, de casos de pancreatite aguda grave em pacientes que utilizam canetas emagrecedoras.
Armandinho revela gravidade do estado de saúde de Aroldo Macedo e tratamento fora do país
Por Victor Hernandes
O guitarrista Armandinho Macedo atualizou o estado de saúde do músico Aroldo Macedo, de 67 anos, nesta segunda-feira (10). Em entrevista ao Bahia Notícias, Armandinho revelou que seu colega de banda precisou viajar para fora do país para passar por um tratamento contra a Paralisia Supranuclear Progressiva (PSP), doença neurodegenerativa rara durante um mês.
A enfermidade provoca a perda gradual de neurônios e afeta movimentos e funções cognitivas. Ele foi diagnosticado com a doença no mês de dezembro do ano passado. Ao BN, Armandinho revelou que Aroldo estaria enfraquecendo rapidamente e foi buscar tratamento fora do Brasil na esperança de melhora, pois o atendimento local não estaria sendo suficiente.
“A situação dele é grave, é um problema que está avançando muito, minando as energias dele de um modo geral. Isso é o que mais choca a todos nós. Em tão pouco tempo ele foi enfraquecendo, perdendo a fala e os movimentos. Hoje ele está agora viajando para o tratamento. Está indo buscar, que é a esperança que nós temos, porque aqui só a fisioterapia não resolve a doença que está avançando a cada dia, e a gente está nesse compromisso. O que dá energia para nós é a música dele presente, a energia dele está presente conosco”, disse durante ensaio aberto da banda Armandinho, Dodô e Osmar, em Salvador.
O artista revelou ainda que este novo tratamento foi uma forma de trazer esperanças para familiares e amigos de Aroldo, para que a PSP não continue avançando. Ele afirmou ainda que o show realizado nesta segunda em um espaço menor serviu para conter gastos e manter o tratamento do guitarrista.
“É isso que faz a gente permanecer em pé e levar a coisa com muita fé, que tudo isso vai se reverter e trazer uma resposta agora com o tratamento dele de melhora. Esse show aqui inclusive em um lugar menor com despesas menores é justamente para buscar esse recurso e economizar no show para manter o tratamento dele que vai durar mais de um mês na Índia. Vamos buscar um tratamento completamente fora do tradicional, mas que deu esperanças de um retrocesso em tudo que vem acontecendo com ele”, explicou Armandinho.
Em um cenário em que o ritmo acelerado da Dr. Cesar Augusto Barreto moderna tem impactado diretamente a forma como nos alimentamos e cuidamos da saúde, refletir sobre escolhas conscientes torna-se cada vez mais necessário. A alimentação deixou de ser apenas um ato biológico e passou a influenciar profundamente o equilíbrio físico, mental e emocional das pessoas.
Nesse contexto, Andrea Cunha recebe no podcast Vida em Equilíbrio o Dr. Cesar Augusto Barreto, médico com mais de 35 anos de atuação na Medicina Integrativa e referência em um cuidado que prioriza o ser humano de forma integral. Formado pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Dr. Cesar possui especializações em Fitoterapia, Nutrologia, Acupuntura e Psicologia Analítica, além de ampla experiência em Medicina Ortomolecular e Modulação Intestinal.
Durante o episódio, o médico aborda a importância da comida de verdade como base para a saúde, os impactos negativos dos alimentos ultraprocessados no corpo e na mente, a inflamação silenciosa e a relação entre intestino, emoções e adoecimento. A conversa propõe uma reflexão sobre como pequenas mudanças de consciência no dia a dia podem gerar grandes transformações na qualidade de vida.
Com o tema “Comer com Consciência, Viver com Saúde”, o episódio convida o público a repensar hábitos, compreender o papel da alimentação no processo de prevenção e buscar um estilo de vida mais equilibrado e sustentável.
O episódio está disponível no YouTube do Bahia Notícias, onde pode ser assistido na íntegra.
A Santa Casa de Misericórdia de Valença emitiu um alerta crítico na última terça-feira (3) sobre o risco iminente de desabastecimento de sangue na região do Baixo Sul do estado. A instituição solicita formalmente ao Governo do Estado a reabertura da Unidade de Coleta da Hemoba no município, fechada em agosto de 2025.
Segundo a diretoria da Santa Casa, as promessas feitas na época do fechamento da unidade não foram cumpridas. Entre as medidas estava o envio mensal do "Hemóvel" (unidade móvel de coleta) para Valença, o que não tem ocorrido.
Atualmente, o abastecimento depende da unidade de Santo Antônio de Jesus, mas o fornecimento tem sido irregular e em volume insuficiente para atender a demanda hospitalar do Baixo Sul baiano.
Foto ilustrativa: Reprodução / Ascom da Hemoba
VIDAS EM RISCO
O cenário já apresenta consequências graves para a população:
-
Cancelamento de procedimentos: Cirurgias eletivas e importantes já estão sendo suspensas por falta de reserva de sangue.
-
Risco na Emergência: Como a Santa Casa é o único hospital com porta de entrada para urgência e emergência em Valença a falta de bolsas de sangue coloca em risco vítimas de acidentes e pacientes graves.
-
Logística: A necessidade de deslocamento de doadores e familiares até Santo Antônio de Jesus causou uma queda drástica nas doações devido aos custos e dificuldades de transporte.
Em ofício enviado à Hemoba no último dia 30 de janeiro, o diretor-geral da Santa Casa, Marcos Antônio Silva, reforçou a urgência da reabertura e ofereceu apoio institucional.
"A instituição se coloca à disposição para colaborar na viabilização de parte da equipe necessária ao funcionamento da unidade. Não é apenas uma questão operacional, mas uma necessidade sanitária básica para garantir a segurança de quem depende do hospital", alerta o diretor.
A Santa Casa de Valença é a principal referência de saúde para diversos municípios da região do Baixo Sul, e a ausência de um posto de coleta local é vista como um retrocesso na assistência pública de saúde.
Durante o Fuzuê, realizado neste domingo (8), segundo dia do pré-Carnaval de Salvador, os módulos assistenciais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), instalados no circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), realizaram 64 atendimentos aos foliões. Do total, 50 ocorreram no Módulo Farol da Barra, sendo 47 atendimentos clínicos, dois cirúrgicos e um de enfermagem. Quatro pacientes precisaram ser transferidos para rede fixa de retaguarda.
No Módulo Morro do Gato, foram registrados 14 atendimentos, sendo 12 clínicos, um cirúrgico e um ortopédico, sem necessidade de transferências. Os principais motivos de procura nos dois módulos foram cefaleia, náusea e vômito, além de lesões cutâneas.
Ao todo, 60 dos 64 atendimentos foram resolvidos nas próprias estruturas montadas no circuito, o que representa mais de 93% de resolutividade, garantindo assistência imediata aos foliões e evitando sobrecarga em unidades fixas da rede municipal. Os módulos oferecem primeiros socorros, curativos, pequenas suturas, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e demais procedimentos de urgência e emergência durante toda a programação do pré-Carnaval.
FISCALIZAÇÃO
A Vigilância Sanitária também manteve atuação intensiva no domingo (8), realizando 834 fiscalizações durante o Fuzuê.
No circuito Orlando Tapajós, foram contabilizadas 745 ações, incluindo uma fiscalização em posto de saúde de camarote, sete inspeções no comércio formal de alimentos – dois balcões, quatro veículos transportadores de gelo e um food truck – e 737 fiscalizações no comércio informal, abrangendo 702 ambulantes, cinco baianas de acarajé, 17 barracas e 13 carrinhos de alimentos. Durante a operação, houve a apreensão de 840 quilos de gelo irregular em um veículo transportador.
Já no circuito Santo Antônio Além do Carmo, foram realizadas 89 fiscalizações, sendo duas no comércio formal (uma barraca e um balcão de alimentos) e 87 no comércio informal, que incluiu 84 ambulantes e três barracas.
A Bahia está com inscrições abertas para o segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas. A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que visa ampliar o acesso ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). No estado, foram disponibilizadas 43 vagas imediatas em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública de 19 cidades baianas.
O edital prevê a seleção de 1206 médicos especialistas em todo o país, distribuídos em 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. O foco de atuação desses profissionais são regiões remotas, com alta demanda e maior vulnerabilidade social.
Segundo o ministério, atualmente, 583 médicos especialistas atuam no programa em todas as regiões do país e, com o novo edital, a expectativa é chegar a 1.500 profissionais. A maior parte deles atua no interior (48,7%) e nas regiões metropolitanas (34%). Na Bahia, 45 médicos atuam em áreas como cirurgia ginecológica e oncológica, endoscopia e colposcopia, em diversos municípios baianos.
“Isso só é possível graças ao esforço do programa Agora Tem Especialistas, que integra um conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde voltadas à formação profissional na área da saúde. Em articulação com o Ministério da Educação, estamos vivendo um momento histórico no fortalecimento da formação e do provimento de profissionais para o SUS”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
As inscrições podem ser feitas na plataforma da UNA-SUS até o dia 19 de fevereiro.
MPF instaura procedimento para acompanhar qualidade do curso de Medicina da Universidade Salvador
Por Aline Gama
O Ministério Público Federal (MPF) determinou a instauração de um Procedimento Administrativo para acompanhar a qualidade do curso de graduação em Medicina da Universidade Salvador (Unifacs). A medida foi assinada pelo Procurador da República Leandro Bastos Nunes.
A portaria, publicada nesta segunda-feira (9) trata da etapa do internato médico. O documento considera que, durante este período obrigatório da formação, o estudante mantém seu vínculo regular com a instituição de ensino, incluindo a obrigação de pagar as mensalidades. Consequentemente, subsiste para a universidade o dever de oferecer condições adequadas de formação prática, supervisão, infraestrutura e acompanhamento pedagógico, compatíveis com os valores cobrados.
O Procedimento Administrativo instaurado terá como balizas normativas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e as premissas do Programa Mais Médicos, entre outras normas federais de referência.
MPF X MEDICINA
No início deste ano, o MPF instaurou dois Procedimentos Administrativos com foco no acompanhamento da qualidade de cursos de graduação em Medicina, a partir das diretrizes da iniciativa EnsinaMED, voltada à fiscalização da formação médica no país.
Um dos procedimentos diz respeito ao curso de Medicina oferecido pelo Centro Universitário de Ciências e Empreendedorismo (Unifacemp), em Santo Antônio de Jesus, enquanto o outro envolve o curso da mesma área ofertado pelo Centro Universitário Unime, localizada em Lauro de Freitas.
Carreta da Saúde da Polícia Rodoviária Federal (PRF) retorna a Bahia para um novo ciclo de atendimentos gratuitos à população. O equipamento passará por quatro cidades baianas com a oferta de atendimentos gratuitos em diversas áreas de saúde.
A partir de segunda-feira (9), a cidade de Serrinha recebe a ação, que segue para as cidades de Rafael Jambeiro, Inhambupe e por fim chegando ao município de Santo Estevão, onde permanece até o fim do mês de fevereiro.
A carreta intinerante oferecerá diversos serviços e atendimentos de saúde à população. Entre eles, destaca-se consultas médicas e exames de várias especialidades como clínica geral, odontologia, oftalmologia, nutrição e fonoaudiologia.
Os serviços são prestados por profissionais das secretarias municipais de saúde, enquanto a PRF disponibiliza a unidade móvel. Aliado aos serviços de saúde e prevenção, a instituição promoverá atividades voltadas à educação para o trânsito, com palestras, exibição de vídeos com foco na prevenção e no respeito às leis de trânsito.

Com presença de Lula, nova sala cirúrgica do Hospital Santo Antônio é inaugurada em Salvador
Por Redação
Uma nova sala de cirurgias gerais totalmente modernizada no Hospital Santo Antônio, unidade das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador, foi entregue nesta sexta-feira (6). A cerimônia de entrega contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Jerônimo Rodrigues (PT), além do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. As obras ocorreram em meio a parceria com o governo do estado e federal.
A nova sala cirúrgica amplia e qualifica os atendimentos da unidade, referência no atendimento integral e gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço foi equipado com aparelho de anestesia, monitor multiparamétrico, mesa cirúrgica elétrica radiotransparente, arco cirúrgico (fluoroscopia), sistema de videoendoscopia rígida e equipamento de ultrassonografia.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o balanço de mais de 14,7 milhões de cirurgias eletivas realizadas pelo SUS em 2025 e ressaltou que a ação integra um conjunto de iniciativas nacionais para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
“Estamos iniciando a entrega de 150 salas cirúrgicas modernizadas em todo o país, o que permitirá a realização de mais de 214 mil cirurgias adicionais apenas com a renovação dos equipamentos. Também estamos fortalecendo a atenção básica e garantindo financiamento permanente para serviços já em funcionamento”, pontuou.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou o impacto das ações na redução das filas por cirurgias e exames especializados e na ampliação do acesso à saúde pública na Bahia. “Avançamos na habilitação de novos serviços, como oncologia, cardiovascular e nutrição parenteral e enteral, fortalecendo a rede filantrópica e a parceria com o Governo Federal”, afirmou.
Durante a programação, também foram anunciadas a adesão da Santa Casa de Feira de Santana ao programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Governo Federal voltada à ampliação do acesso a consultas e exames especializados e a publicação de portaria que autoriza novos repasses financeiros às Obras Sociais Irmã Dulce.
O ministro Padilha ressaltou ainda a assinatura de portaria que garante mais de R$ 23 milhões em custeio permanente para o Governo da Bahia, além da medida provisória que cria linha de financiamento específica para hospitais filantrópicos, a partir de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Durante a agenda, o presidente Lula visitou o Memorial Santa Dulce dos Pobres, o antigo quarto da santa e o mausoléu, localizados na sede da OSID, no bairro de Roma, em Salvador.