Colunistas
No Juspod, especialista alerta sobre sobrevivência da fiscalização municipal na nova era tributária
Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias
Com a reforma tributária e a mudança forma de fiscalizar impostos há a necessidade de que as prefeituras brasileiras se modernizem. De acordo com o advogado David Luduvice e o consultor Artur Mattos, da FGV-SP, em uma entrevista ao JusPod, podcast do Bahia Notícias.
Entendendo a Previdência: Carnaval e INSS - trabalhadores de eventos e a importância de contribuir mesmo em atividades temporárias
Foto: Divulgação
O Carnaval de Salvador é um dos maiores eventos populares do mundo e movimenta, anualmente, milhares de trabalhadores temporários: músicos, vendedores ambulantes, cordeiros, catadores de recicláveis e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente na festa. Embora muitas dessas atividades sejam exercidas de forma informal ou por curto período, elas possuem relevância jurídica, especialmente no que se refere à proteção previdenciária.
Condcomunica: Primeiros condomínios de Salvador surgiram com a verticalização e a ocupação dos circuitos do Carnaval
Foto: Google Street View
A relação entre Carnaval e moradia em Salvador é mais antiga do que parece. Antes mesmo da consolidação dos grandes circuitos da festa, o processo de verticalização já transformava a paisagem urbana e a forma como os moradores vivenciavam o período carnavalesco. Foi nesse contexto, entre as décadas de 1940 e 1950, que surgiram os primeiros condomínios da capital baiana, segundo o historiador Rafael Dantas, que participou do podcast CondComunica, exibido nesta quarta-feira (28).
Notícia
Governança e Desenvolvimento - Por Roberta Carneiro
Governança e Desenvolvimento: Governança na prática - O case da Veracel Celulose para geração de valor compartilhado
Roberta Carneiro
Foto: Divulgação
Com o objetivo de compartilhar boas práticas que tornam a governança uma realidade concreta no dia a dia das organizações, entrevistei Caio Zanardo, diretor-presidente da Veracel Celulose desde fevereiro de 2021. Sua trajetória e visão integrada de negócio conferem legitimidade para refletir sobre o papel da liderança na construção de organizações éticas, sustentáveis e comprometidas com os territórios onde atuam.
Foto: Arquivo pessoal
Quando se fala em ir “além do clima”, não se trata de reduzir a importância das mudanças climáticas, mas de reconhecer que o desafio ambiental não é suficiente para abarcar a complexidade da crise atual. O que enfrentamos não é apenas uma crise climática, e sim uma crise civilizatória, social e moral, que exige coragem, integridade e atuação política. Enfrentar o colapso ambiental passa por reduzir desigualdades, proteger vidas e reconstruir laços de justiça social e territorial. Como afirmou António Guterres, a desigualdade é o motor da crise climática. Assim, a transição só será justa se também for social, econômica e democrática.
Governança e Desenvolvimento: Entre a Inovação e o compromisso ético na Inteligência Artificial
Durval Jacintho
Foto: Arquivo pessoal
No contexto da ascensão da inteligência artificial, o debate sobre ética tornou-se central nas discussões que permeiam a sociedade e as organizações brasileiras. Muito além da regulamentação, surge a necessidade de estabelecer limites claros para o avanço tecnológico, garantindo que a inovação esteja a serviço do bem-estar coletivo. Dois conceitos emergem como pivôs dessa proposta: ética by design e ética by consumer.
Governança e Desenvolvimento: Governança corporativa é essencial para o sucesso das empresas na Bahia
Roberta Carneiro
Fotos: Divulgação
Há muito espaço para o fortalecimento das estruturas de governança corporativa entre as empresas baianas. Esse modelo contribui de maneira efetiva para o êxito dos negócios e sua longevidade, reputação, compliance, atratividade para investidores, empatia de consumidores e clientes e reconhecimento por parte da sociedade. Trata-se de um sistema de princípios, regras, estruturas e processos que orientam e monitoram as organizações na geração de valor sustentável para sócios, todos os stakeholders e para a sociedade.
Governança e Desenvolvimento: O decoro profissional como pilar da integridade pública e corporativa
Marcelo Zenkner
Fotos: Divulgação
Em tempos de redes sociais onipresentes, tornou-se cada vez mais difícil separar o indivíduo da organização que ele representa. Não há mais fronteiras tão nítidas entre vida pessoal e vida profissional. Cada gesto, cada comentário público, cada compartilhamento pode repercutir não apenas na esfera individual, mas também na reputação do microcosmo público ou privado ao qual se está vinculado. É nesse terreno delicado que emerge o conceito de decoro profissional, um elemento absolutamente essencial para qualquer sistema de integridade maduro.
Foto: Mari Neto / Divulgação
Namoros no ambiente de trabalho despertam curiosidade e, muitas vezes, polêmica. O que para alguns parece apenas uma consequência natural da convivência diária, para empresas pode significar risco ético, jurídico e reputacional.
Foto: Mari Neto / Divulgação
É típico do Brasil anunciar avanços em políticas públicas para, em seguida, adiá-los, cedendo a grupos de pressão. Foi o que aconteceu, recentemente, com a norma que obriga as empresas a incluir a avaliação de riscos psicossociais no processo de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.
Governança e Desenvolvimento: Ecossistema de inovação com Inteligência Artificial pode fazer o Brasil avançar
Durval Jacintho
Foto: Arquivo pessoal
A comunidade científica no Brasil comemorou o crescimento do país no ranking de inovação da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) da ONU, que, em 2023, alcançou a 49ª posição em análise de ecossistemas de inovação de 132 países. Em 2015, o Brasil ocupava a 70ª posição e havia assumido a liderança na América Latina e no Caribe em 2023. Contribuíram para o avanço de posição a melhora em alguns indicadores, como serviços governamentais online, número de marcas registradas e, principalmente, a existência de mais de 25 unicórnios.
Foto: Mari Neto / Divulgação
Muitas vezes, no nosso país, caímos no erro de acreditar que aquilo que é público pertence ao governo, aos políticos ou, pior, a ninguém. E, na verdade, público é o bem que pertence ao povo, a todos nós. É nosso patrimônio. E esse conceito vale para uma escola, um hospital, um parque… e vale para as empresas estatais.
Governança e Desenvolvimento: O pilar invisível do desenvolvimento econômico sustentável
Roberta Carneiro
Foto: Mari Neto / Divulgação
A governança é essencial para conectar o valor presente com a viabilidade do amanhã das organizações. Governos, agências reguladoras, conselhos e lideranças empresariais devem tratar a governança como prioridade para o crescimento e a perenidade dos negócios, bem como para cuidar das pessoas e do planeta.
Apoio:
Artigos
Quem defende quem defende?
Foto: S. Kainuma/ Divulgação
Defensoras e defensores públicos estão diariamente na linha de frente da garantia de direitos. Atuam onde a desigualdade é mais profunda, lidam com conflitos complexos e dão voz a quem, muitas vezes, não é ouvido pelo Estado. Diante desse papel essencial à democracia, é inevitável fazer uma pergunta central: Quem defende quem defende?
Entrevistas
Procurador-chefe do MPT na Bahia reforça combate a fraudes trabalhistas e trabalho escravo, com foco em plataformas digitais e Carnaval
Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias
Em entrevista concedida ao Bahia Notícias, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Maurício Brito, detalhou as prioridades e os desafios da instituição para o seu segundo mandato à frente do órgão, eleito para o biênio 2025-2027.