Patinação no gelo ganha atenção de brasileiros e movimenta as redes sociais durante Jogos de Inverno
Por Sara Santos
As apresentações de patinação no gelo durante os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em Milano-Cortina, na Itália, têm chamado a atenção dos brasileiros, que passaram a comentar, compartilhar vídeos e reagir às performances dos atletas nas redes sociais.
Mesmo sendo uma modalidade pouco popular no país, vídeos das apresentações passaram a circular com força em plataformas como X (antigo Twitter), Instagram e TikTok. A categoria estreou em Milão-Cortina na última sexta-feira (6) e tem tomado as postagens e comentários das comunidades virtuais, chegando aos assuntos do momento no X.
Apesar da distância climática em relação ao esporte, a junção entre coreografia, figurino e expressão corporal está gerando comentários recheados de emoção e humor. “Pra mim, a patinação no gelo é uma das coisas mais lindas de ver, ficando atrás apenas do ballet”, escreveu uma internauta. “É o esporte mais lindo do mundo”, completou outra.
“Tudo que sai da patinação no gelo eu fico impressionado, mas esse cara dando mortal para trás me deixou CHOCADO”, relatou um usuário fazendo referência a Ilia Malinin, patinador estadunidense de 22 anos que concorre à medalha de ouro no individual masculino.
O humor não poderia faltar nas postagens: desde mudanças de clima até a construção de ringues de gelo no país são algumas das ideias sugeridas. “O Lula vai ter que construir pista de patinação, montanhas com neve, pista de corrida com gelo. Queremos brasileiros ocupando todos os espaços possíveis, até os que não nos pertencem”, escreveu a usuária Samira.
“Queria ser uma diva fazendo manobras de patinação artística no gelo ao som de Madonna, mas moro em Cuiabá - Mato Grosso”, desabafou outra internauta.
Para a edição de Milão-Cortina, o Brasil enviou a sua maior delegação na história da participação nos Jogos, com 14 atletas. As competições podem ser acompanhadas pela TV Globo, na televisão aberta, e pela CazéTV, no YouTube.
